Eu já escrevi aqui se vale a pena ou não fazer um curso de vinhos. Mas para ser mais detalhista, já que, assim como eu, outras pessoas devem ter dúvida (o curso não é barato), resolvi fazer um post com o programa completo utilizado na ABS e como ele se desenvolve.
Matrícula e Material
O meu contato foi feito pela internet, pelo site da instituição. Fiz uma transferência do valor e enviei um formulário preenchido com o comprovante. Matricula feita, hora de começar a estudar.
No primeiro dia você recebe um Kit, contendo:
O livro “Tradição, conhecimento e prática dos Vinhos” de Danio Braga e Célio Alzer. Celio Alzer, além de ter publicado alguns livros sobre vinhos, é um dos professores do curso e criador do Jogo do Vinho. O corpo docente é bem fera;
Um programa com as aulas que serão ministradas e os vinhos que serão degustados em cada aula (Rá!) – essa parte é muito boa;
Um CD (?) com os slides que serão apresentados durante todo o curso. Que eu preferia ter recebido via e-mail, mas tudo bem;
Um bloco de anotações, pastinha e caneta promocional da ABS;
Uma lista de restaurantes e lojas conveniadas com a ABS – porque quem é aluno se torna associado, então pode aproveitar os descontos e promoções;
A carteirinha da ABS – que comprova que você é associado.
Quero meu desconto!
PROGRAMA DO CURSO E ROTEIRO DAS AULAS
>> Aula 1 – Origem da videira, história da uva pelo mundo, técnicas vinícolas, clima e solo, inimigos da videira, principais castas, vinho e saúde.
Aula ministrada pelo professor Ricardo Farias.
Excelente professor, ultra simpático! Aliás, essa é uma qualidade que notei em todo o corpo da ABS.
Eu optei por acompanhar as aulas com o livro, pois gosto de fazer marcações, destacar textos, etc. Foram abordados os capítulos 1, 2 e 3.
Meu livro todo marcado
Como podem perceber, é um conteúdo bem técnico, mas nada cansativo. É para quem gosta mesmo desse universo.
Saí da primeira aula fascinada. É muito bom aprender!
Na aula 1 degustamos um Bourgogne Blanc 2014 – Joseph Drouhin
>> Aula 2 – Aula sobre os processos da vindima, de vinificação em branco, tinto e elaborações especiais: rosados, vinhos do Porto, Jerez e Madeira.
Como é uma aula que fala de processos, me agradou bastante. Ser engenheira nessas horas faz a gente ver uma graça onde quase ninguém mais vê. O professor foi o mesmo da aula 1 e apresentou os processos de:
Plantio >> Colheita >> Pesagem e Medição >> Recepção e Cantina >> Desengaçamento e Prensagem >> Fermentação
Acompanhando pelo livro, foram desenvolvidos os capítulos 3, 4, 5, 6 e 7.
Aula 2 do professor Ricardo Farias
Nesta aula degustamos um Colomé Torrontés 2015 e um Villa Montes Cabernet Sauvignon 2012
A serenidade no olhar de quem está adorando a aula
>> Aula 3 – Acho que essa é a aula que as pessoas mais gostam. Senti a turma mais empolgada, mais borbulhante (hehe). O professor Celio Alzer falou sobre os processos de Espumatização: elaboração do Champagne e outros espumantes.
Realmente, pensar no Champagne, na história envolvida e em tudo que essa bebida – que é quase considerada uma jóia – representa no mundo…é algo encantador. No livro, esse assunto é tratado no capítulo 10.
O que mais me chamou a atenção nessa aula não foram nem os processos aprendidos, mas a evidência de mulheres à frente das grandes indústrias do Champagne. São as chamadas Viúvas do Champagne. Fiquei tão apaixonada que comecei a ler o livro da Viúva Clicquot, uma biografia sobre como uma mulher viúva naquela época (séc. XVIII) – ela então com 27 anos, conseguiu erguer um império do luxo. Fiz um post só sobre ele aqui.
O que também AMEI durante a aula foram as referências históricas a Napoleão e Churchill, dois estadistas fissurados por Champagne. Nessa matéria da Veja tem frases ótimas do Churchill.
Na aula 3 degustamos o Chandon Reserve Brut.
Nossa cara de phyna na degustação do espumante
>> Aula 4 – Toda a parte de amadurecimento e envelhecimento dos vinhos é vista na segunda aula com o professor Célio, a quarta aula do curso. Ele é muito bom!
Não resisti a tietagem e não só comprei o livro “O Passo a Passo da Degustação” como também peguei autógrafo do professor. É, sou dessas.
Tietando o professor Célio Alzer
O vinho degustado nessa aula maravilhosa foi um Casa Silva Carmenere Reserva Cuvée 2014.
Gosto bastante dessa vinícola, e, como eu escrevi acima, a Carmenere é uma uva de vinhedos francos ou seja: sem enxerto, já que nunca foi atingida pela Filoxera. Mas o que isso muda? Nada. Escrevi só para reforçar mesmo.
Aula 5 – A quinta aula foi ministrada pelo professor Edgard Kawasaki e foi toda sobre as análises sensoriais do vinho: visual, olfativa, gustativa, táteis e outros aspectos. Foi bem aquela aula de ficar olhando, cheirando e analisando mesmo. Essa aula é uma espécie de introdução ao módulo seguinte do curso – que quero fazer! – que é o de Degustação.
Foi uma cheiração só
Essa aula foi ótima e vai nos ajudar muito na Confraria, porque em nosso primeiro encontro ficamos tensos na hora de preencher o formulário de avaliação. Claro! Para tudo na vida existe técnica, gente. E estudar é preciso. Estudar, praticar e beber!
Nessa aula degustamos 3 vinhos! Oh yeah, 3 vinhos!
1 – Penedo Borges Reserva Chardonnay 2015;
2 – Miolo Reserva Merlot 2014;
3 – Syrah Reserve Expressión – Villard 2014.
Acompanhei a aula pelos capítulos 8 e 9 do livro.
Aula 6 – Essa aula foi com o professor Euclides Penedo Borges. Sim, é o do vinho, rá! Legal, né? Eu achei. Degustar o vinho dele com ele ali, outra experiência!
Ele também tem um livro sobre Harmonização que quero comprar. A aula foi exatamente sobre isso: o casamento entre comida e vinho. Harmonizar significa isso: casar.
Segundo ele “restaurante significa restaurar a energia e a matéria do nosso corpo”. Se eu concordo com ele? Claaaaaro! Amo mesa, amo restaurante, amo comer!
Achei a aula bem técnica. Mais do que imaginava. Muitos alunos, inclusive eu, aproveitaram para tirar dúvidas sobre pratos que combinam com o quê, dúvidas sobre o que servir, etc. Os capítulos 12, 13, 14, 18 e 20 do livro tratam deste assunto.
Prof. Euclides
Foram degustados um Chardonnay Estate Reserva De Martino 2014 e um Penedo Borges Cabernet Sauvignon Clássico 2014.
Aula 7 – A aula 7 foi maravilhosa!!! É a última aula do curso e nela é entregue o Certificado de Conclusão. É uma aula de Serviços. O que significa isso? Significa que você vai aprender a diferença entre Aeração e Decantação, a abrir um espumante, a saber qual taça é a certa e para o quê, a diferenciar os tipos de abridor e outras coisas.
Prof. Marcos Lima explicando como se decanta um vinho
Abridor Screwpull
No final da aula são servidos uns acepipes para serem harmonizados com o vinho – o último a ser degustado no curso.
O vinho degustado foi um Trapiche Melodias 2013.
Estava ótimo! Um Malbec de cor maravilhosa, um aroma leve de baunilha e ameixa preta. Um excelente vinho para acompanhar uma pizza ou uma massa leve, já que os taninos são bem macios. Adorei!
Trapiche Melodias – degustado na última aula
Muito bom estudar um hobby! Muito bom se dedicar ao que se ama!
♥
Então?!
Espero que tenha servido de inspiração para que você ou faça um curso ou indique para alguém. Precisamos de amantes de vinhos! Precisamos que a cultura do vinho se espalhe! Chame um amigo e se matricule em um bom curso. Te garanto que seus almoços nunca mais serão os mesmos!
Comments