Fui convidada à opinar e cobrir a nova empreitada que as meninas do Circuito do Vinho, Renatha Brasil e Marcelle Melo estão liderando: o Circuito do Vinho – Cursos.
Para quem não sabe, o evento Circuito do Vinho é uma iniciativa bacanééérrima, aqui do Rio, que nasceu do objetivo em comum de duas amigas – democratizar e expandir a cultura do vinho.
E quem acompanha minhas postagens, sabe que esse também é o meu objetivo com o blog. Por isso, desde o primeiro evento delas que cobri e logo que as conheci, tive uma identificação imediata.
E no sábado, dia 03 de junho, estive no Curso de Introdução ao Mundo do Vinho, cuja proposta é transmitir conhecimentos básicos e essenciais aos que estão iniciando neste maravilhoso universo.
O curso, que foi realizado na sede da UNISUAM, mas pode, futuramente, ser realizado em outros espaços parceiros, tem duração de 4 horas (das 09h às 13h) e inclui uma prática de degustação de 05 rótulos – um espumante, um branco, dois tintos e um colheita tardia.
Mas é possível que em uma única aula a pessoa adquira conhecimento?
(Na intenção de descobrir isso e contar para vocês, eu fui cobrir.)
E é! É possível!
Sabe por que?
Porque além de todo o conhecimento transmitido, ainda existe o principal: os alunos são estimulados à descoberta! Instigados à curiosidade! Então, ainda que o curso não se aprofunde em detalhes técnicos, o aluno se sente motivado a pesquisar, a buscar conhecimento.
O curso também transmite uma confiança aos alunos. Confiança no momento de solicitar um vinho, de pedir uma dica ao Sommelier, de questionar sobre algum vinho em uma loja etc.
O curso foi ministrado em parceria com a Wine Mentor School, escola itinerante que realiza cursos, palestras e consultorias no ramo de vinhos.
Eu nunca havia assistido uma aula ou palestra com eles e achei ótimo! Muito direto, objetivo e com uma comunicação apropriada para que TODOS os alunos pudessem não só entender, mas interagir.
Os simpáticos Renato Simões e Leonardo Menezes da Wine Mentor School
Sobre o conteúdo
Assunto é o que não falta! Trata-se de um “aulão”, que reúne tudo de mais relevante para ajudar os que desejam:
conhecer sobre o processo de produção dos vinhos (brancos, tintos, espumantes e fortificados);
identificar e saber escolher um bom vinho;
entender (e pronunciar) os termos básicos;
iniciar o desenvolvimento das práticas de degustação e aprimoramento do paladar.
Em resumo, uma aula para os que apreciam a bebida, mas, por alguma razão, nunca tiveram a oportunidade de adquirir mais conhecimento, fazer um curso específico ou ter mais contato com o apaixonante mundo de Baco.
Alunos aprendendo sobre a Perlage do espumante degustado
Além do conteúdo, percebi, por parte das organizadoras, toda uma preocupação em tornar a degustação interessante: os vinhos selecionados eram de excelente nível, foram servidos em taças ISO e havia pãozinho para neutralizar o paladar. São detalhes que fazem a diferença e tornam a experiência mais valiosa!
Pães e taças: constante preocupação em manter o ambiente adequado à prova
Vinhos degustados: ótimos rótulos
Após o curso, os alunos receberam seus certificados e, é claro, ficaram muito satisfeitos!
Bom, que o Circuito do Vinho é uma tendência e, que muito em breve irá ganhar mais e mais espaços, eu tenho certeza. E agora, tenho a confiança de indicar, no Rio, um curso rápido e eficaz aos que desejam entrar para o mundo dos vinhos.
Quero vários amigos meus fazendo o curso! Quero trazer todo mundo para o vinho!
Parabéns, meninas!
Essa foi a primeira turma de muitas! Façam mais e mais! Vocês são DiVinas!
Renatha Brasil e Marcelle Melo, Produtoras do Circuito do Vinho – Cursos.
Circuito do Vinho – www.circuitodovinho.com.br
Wine Mentor School – Wine Mentor School
Comentarios